Fundação Padre Albino Centro Universitário Padre Albino Educação Física - Bacharelado Educação Física - Licenciatura
Alan Gazola 03/09/2025
Atletas compartilham trajetórias no esporte, revelam rotinas de treinos e destacam a dedicação necessária para alcançar resultados.
A segunda noite de palestras da Semana da Educação Física da Unifipa foi marcada por roda de conversa com atletas fisiculturistas formados pelo curso, que compartilharam suas experiências no esporte e na carreira profissional. O encontro aconteceu nesta terça-feira, 2 de setembro, no auditório do campus sede, reunindo alunos e profissionais da área.
Mediado pelo coordenador do curso de Educação Física, professor Me. Igor Braz, o bate-papo trouxe os relatos de cinco ex-alunos: Eraldo Júnior (Junior Allexandre), Léo Souza, Guilherme Teixeira, César Barros e Vinícius Tokushige. Cada um deles apresentou sua trajetória acadêmica e esportiva, destacando desafios, conquistas e aprendizado adquiridos após a formação.
Formado em 2017, Léo Souza iniciou a carreira como personal trainer ainda no período de estágio. A paixão pelo fisiculturismo o levou a competir em diversos campeonatos e, hoje, é pós-graduado em Bodybuilding Coach, Nutrição e Fisiologia do Exercício, além de especialista em emagrecimento.
Vinícius Tokushige concluiu a graduação em 2021. Ele atua como personal trainer e consultor online, já conquistou títulos expressivos como o Top 1 no MC Rio Preto e tricampeão Overall. “Ainda é difícil viver só do esporte, mas meu desafio é ser atleta de ponta para viver exclusivamente do fisiculturismo”, afirmou.
Também com trajetória marcada desde cedo, César Barros se formou em 2020, mas já competia desde os 18 anos. Hoje é pós-graduado em Bodybuilding Coach, atua com consultoria online e acumula o título de campeão brasileiro de bodybuilding júnior.
Com trajetória diferente, Guilherme Teixeira é formado há oito anos. Professor de Muay Thai e Kickboxing, migrou para o fisiculturismo há três anos. Para ele, as modalidades apresentam contrastes importantes: “Na luta, o desafio é vencer o medo. Já no fisiculturismo é levar seu corpo ao limite. A sensação de competir é única”.
O egresso do curso Eraldo Júnior (Junior Allexandre), atleta Men’s Physique, realizou o sonho de abrir a própria academia após a graduação, mas a partir de então optou por se dedicar integralmente ao esporte. Pós-graduado em Bodybuilding Coach, conquistou recentemente o título de campeão Overall em Ribeirão Preto.
Após os relatos, os atletas responderam perguntas dos alunos, explicando detalhes sobre as categorias do fisiculturismo e compartilhando dicas práticas sobre treinos, alimentação e prevenção de lesões.
“A dica é priorizar as cargas e ter um bom planejamento de treino”, destacou Vinícius.
“É fundamental ter cuidado com a progressão de carga para evitar lesões”, reforçou César.
“A alimentação deve sempre ser prioridade”, completou Eraldo.
Para o coordenador do curso, prof. Igor, ter a oportunidade de ouvir e interagir com ex-alunos que hoje se destacam no esporte é estímulo para que os atuais estudantes enxerguem as diversas possibilidades de atuação da Educação Física. “Mais do que histórias de sucesso, eles trouxeram a realidade do dia a dia, mostrando a importância da disciplina, do estudo e da dedicação”, ressaltou.
A Semana da Educação Física da Unifipa segue com mais atividades até esta quinta-feira, proporcionando debates, palestras e vivências práticas para enriquecer a formação dos futuros profissionais da área.
Fotos: Comunicação FPA
A FUNDAÇÃO
UNIDADES