Fundação Padre Albino Centro Universitário Padre Albino Enfermagem
Alan Gazola 29/07/2025
Uma importante mobilização promovida pelos alunos do 1º e 4º anos do curso de Enfermagem da Unifipa resultou em expressiva campanha de doação de sangue que ganhou destaque e reconhecimento do Hemonúcleo de Catanduva. A iniciativa surgiu após palestra ministrada pela equipe do Hemonúcleo sobre o Junho Vermelho — mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de sangue — e os alertas sobre os baixos estoques registrados na ocasião. Sensibilizados com a realidade apresentada, os estudantes organizaram ação solidária para incentivar a doação entre colegas, familiares e a comunidade. A resposta foi imediata e contribuiu diretamente para o aumento das doações na região.
Maria Eduarda Girotto, aluna do 4º ano de Enfermagem e uma das idealizadoras da campanha, destacou a importância do gesto. “Doar sangue é ato de amor e empatia. Saber que uma simples ação pode salvar até quatro vidas nos faz entender o verdadeiro sentido da Enfermagem e do cuidado com o próximo”, afirmou.
A campanha dos alunos fez parte dos esforços que permitiram ao Hemocentro de São José do Rio Preto, que coordena a ações regionais, atingir números expressivos durante o Junho Vermelho. Segundo a direção do Hemocentro, graças ao envolvimento de iniciativas como a do curso de Enfermagem da Unifipa e da população de Catanduva, foram registradas 673 doações de sangue na cidade, possibilitando salvar cerca de 2.692 vidas.
Em nota oficial, o Hemocentro, em nome do Hemonúcleo de Catanduva, colaboradores e pacientes, agradeceu a dedicação dos estudantes e o engajamento da comunidade. “A mobilização dos alunos foi essencial. Agradecemos imensamente a todos que atenderam ao nosso apelo e contribuíram para essa missão de salvar vidas.”
Fotos/Reprodução
A FUNDAÇÃO
UNIDADES