Fundação Padre Albino Ambulatório Médico de Especialidades
Alan Gazola 28/04/2025
No último dia 23 de abril, a equipe de enfermagem do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Catanduva participou de capacitação voltada para a realização segura da punção venosa periférica, que consiste na inserção de um cateter em veia superficial do corpo, geralmente nos braços ou mãos, que permite a administração de medicamentos, líquidos ou coleta de sangue para exames, fornecendo acesso venoso para diversas necessidades clínicas.
A capacitação foi conduzida pelas enfermeiras da unidade Lívia Hortelan Mendes e Jaqueline Frota, na sala de recuperação da unidade, ambiente onde o procedimento é rotineiramente realizado.
O objetivo foi aprimorar as habilidades práticas dos profissionais, reforçando a importância da abordagem mais segura e humanizada. Além disso, o treinamento buscou reduzir falhas e prevenir complicações associadas à punção venosa.
Durante a capacitação, os participantes revisaram técnicas essenciais, esclareceram dúvidas e praticaram procedimentos sob orientação direta das instrutoras. Segundo a enfermeira Lívia Hortelan Mendes, "investir em treinamentos como este é fundamental para o aprimoramento contínuo da equipe em conformidade com os protocolos de segurança do AME, garantindo atendimento mais seguro e de qualidade para nossos pacientes".
Fotos/Divulgação
A FUNDAÇÃO
UNIDADES