Fundação Padre Albino Centro Universitário Padre Albino Medicina
Eric Ribeiro 22/06/2026

O curso de Medicina da UNIFIPA/FAMECA promoveu, no último sábado (20), a 26ª edição do Encontro de Ligas Estudantis de Catanduva (ELEC), um dos eventos mais tradicionais da instituição. Organizado pelo Centro Acadêmico "Emílio Ribas" (CAER), o encontro reuniu, na Praça da República, 26 ligas acadêmicas em grande ação gratuita voltada à educação e à promoção da saúde para a população.
Entre os participantes do evento esteve a Liga Acadêmica de Psiquiatria. A estudante de Medicina Laura Mazzi Ciscato, presidente do grupo, destacou as orientações repassadas ao público. "Abordamos durante nossa apresentação a trajetória e os princípios de Carl Jung, psiquiatra suíço considerado o fundador da Psicologia Analítica. Também realizamos uma oficina de mandalas, permitindo que as pessoas participassem de atividade prática enquanto conhecem um pouco mais sobre a influência da arteterapia na saúde mental. Essa abordagem terapêutica utiliza a arte como ferramenta para estimular a expressão de sentimentos, favorecer o autoconhecimento e contribuir para o equilíbrio emocional”, explicou.
A programação incluiu ações sobre aneurisma, promovidas pelas ligas de Cirurgia Vascular e Angiologia, Neurologia e Neurocirurgia e Cirurgia Geral; orientações sobre hanseníase, conduzidas pelas ligas de Dermatologia e de Medicina da Família e Comunidade; além de atividades de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), realizadas pelo Humanizarte e pela Liga de Genética Médica. Entre os temas apresentados ao público também estiveram as doenças oculares mais comuns na infância e a importância do Teste do Olhinho, abordados pela Liga de Oncologia, pelo Grupo de Escrita Científica, pela Liga de Pediatria, pela Liga de Oftalmologia e pela Liga Acadêmica de Anatomia Geral. Já as infecções de cabeça e pescoço foram o foco das atividades promovidas pelas ligas de Otorrinolaringologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Infectologia.
Breno Pastana de Amorim, morador de Catanduva, elogiou a iniciativa e ressaltou a relevância do evento para a comunidade. “É muito importante ter esse contato direto com os estudantes e profissionais porque a gente recebe orientações, tira dúvidas e aprende mais sobre saúde e prevenção”, afirmou.
O evento teve ainda a participação do Hemonúcleo de Catanduva, que realizou campanha de cadastro de doadores de medula óssea, reforçando a importância da solidariedade e da conscientização sobre a doação. As atividades foram complementadas pela apresentação da bateria universitária da FAMECA, Batulança, que promoveu momentos de integração e entretenimento para o público presente.
Foto: Divulgação FPA
A FUNDAÇÃO
UNIDADES