Fundação Padre Albino Ambulatório Médico de Especialidades
Alan Gazola 19/01/2026

A ação reforça a integração entre os serviços de saúde regional com o AME e que reflete na qualidade do atendimento oferecido à população.
Equipe de profissionais do Ambulatório Médico de Especialidades - AME Catanduva realizou, no dia 14 de janeiro, visita técnica à unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com o objetivo de conhecer e acompanhar, de forma geral, os processos de atendimento, a organização dos fluxos de trabalho e as rotinas operacionais do serviço.
A visita foi acompanhada pela responsável técnica do SAMU, a enfermeira Daniele da Costa, que apresentou à equipe os principais aspectos do funcionamento da unidade. Os profissionais observaram como são realizadas as vistorias de rotina nas Unidades de Suporte Básico (USB), responsáveis pelo transporte e atendimento das ocorrências de urgência.
Os visitantes também conheceram a Farmácia Central do SAMU, localizada na CONSIRC - Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Região de Catanduva, órgão que controla as etapas do atendimento do SAMU em Catanduva e região, desde o recebimento de ligações – via 192, Central de Regulação – para acionar ambulâncias, atendimento ao paciente, até o fechamento da ocorrência, onde foram apresentados, de maneira geral, a organização do setor, os processos de controle e a logística de dispensação de medicamentos, fundamentais para garantir a segurança e a agilidade no atendimento às emergências.
De acordo com a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do AME, Lívia Mendes, a iniciativa integra o cronograma anual de visitas técnicas do ambulatório. “Parte do nosso cronograma anual de visitas técnicas nas unidades regionais de integração com o AME, a visita na base do SAMU de Catanduva proporcionou visão ampla e integrada dos fluxos de atendimento e da organização dos processos do serviço, contribuindo para a compreensão do seu funcionamento. Isso nos ajuda muito a entender todo o fluxo da unidade e reflete na contribuição para o fortalecimento da articulação entre AME e SAMU, visando à qualificação contínua da assistência prestada aos pacientes”, destacou.
Além de Lívia Mendes, participaram da visita as enfermeiras assistenciais Karolina Marquezini Pinelli e Gleicy Leticia da Silva e o analista de processos Marcos Melo.
Fotos/Divulgação
A FUNDAÇÃO
UNIDADES