Fundação Padre Albino Recanto Monsenhor Albino

Recanto Monsenhor Albino implanta novo protocolo para cuidados com sonda vesical e treina equipe

 Alan Gazola     15/01/2026

O novo Procedimento Operacional Padrão (POP) voltado aos cuidados com a sonda vesical de demora, reforçando a segurança e a qualidade da assistência prestada às pessoas idosas atendidas foi implantado no Recanto Monsenhor Albino. Para isso, a equipe de enfermagem passou por treinamento nos dias 13 e 14 de janeiro.

Elaborado pela enfermeira responsável pelo Serviço de Enfermagem do Recanto, Juliana Fachim, o novo POP garante que o profissional atue de forma segura no manuseio desse procedimento na instituição. “A sonda vesical de demora é dispositivo utilizado para auxiliar na eliminação da urina em pacientes que apresentam dificuldades para realizar essa função de forma natural. Por se tratar de cuidado de alta complexidade, o uso da sonda exige atenção rigorosa da equipe de enfermagem para prevenir infecções e outras complicações que podem comprometer a recuperação e o bem-estar do idoso”, explica a enfermeira. O documento também teve a colaboração da enfermeira Nayara Gomes, que fez a revisão do conteúdo.

A implantação contou com treinamento teórico e prático para a equipe de enfermagem, garantindo a padronização dos procedimentos e a atualização das boas práticas assistenciais. Segundo Juliana Fachim, apesar de a instituição ter passado por longo período sem residentes em uso de sonda vesical de demora, a atualização do protocolo se fez necessária. “Sabemos que é cuidado que exige conhecimento técnico e atenção constante. O novo POP tem como objetivo capacitar continuamente a equipe, mitigar riscos, prevenir infecções e manter o padrão de qualidade e segurança no atendimento às nossas pessoas idosas institucionalizadas”, explica.

Fotos/Divulgação


Compartilhe: 

...