Fundação Padre Albino Hospital Emílio Carlos
Beatriz Menzani Correa 13/12/2025
Evento teve parceria da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Neste sábado, 13 de dezembro, o Hospital Emílio Carlos integrou a mobilização nacional do “Dezembro Laranja”, iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) que ocorre desde 1999. Das 9h às 15h, o hospital abriu suas portas para atendimentos gratuitos, oferecendo avaliações dermatológicas, consultas e pequenos procedimentos cirúrgicos com foco na prevenção, no diagnóstico precoce e na conscientização sobre o câncer de pele.
Mais de 50 pessoas receberam atendimento ao longo do dia por quipe de mais de 10 médicos voluntários. A Fundação Padre Albino participa oficialmente da campanha desde 2012, quando foi cadastrada pela dermatologista Dra. Rafaela Frigério Lopes. “Além de examinar e realizar procedimentos estamos reforçando à população os principais cuidados para evitar a doença. Incluí a Fundação na campanha porque sempre a reconheci como referência em saúde para a região. Hoje vivemos um momento muito especial nessa união com a SBD”, destacou.
Coordenadora Local do Posto da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele 2025, a dermatologista Dra. Bruna Somilio, lembrou que a proposta da campanha é identificar casos ainda no início, etapa em que as chances de cura ultrapassam 80%. “O Dezembro Laranja promove atendimentos simultâneos em diversos pontos do país. Todos os anos, a SBD realiza essa grande mobilização sempre no início do mês dedicado à prevenção do câncer de pele”, explicou.
Maria Velasco, moradora de Pindorama, contou que aguardava na fila de espera por uma consulta dermatológica e teve a oportunidade de realizar tanto a avaliação quanto o procedimento no mesmo dia. Segundo ela, o atendimento superou as expectativas. “Fui muito bem acolhida por toda a equipe, desde a recepção até os médicos. É um trabalho feito com muito cuidado e carinho. A Fundação Padre Albino é uma verdadeira bênção para Catanduva e toda a região”, afirmou.
Para a diretora de Saúde e Assistência Social da Fundação, Renata Rocha Bugatti, a detecção precoce faz toda a diferença no tratamento. “Quando diagnosticado no começo, o risco do câncer se espalhar para outros órgãos é muito menor, o que facilita o tratamento e aumenta a possibilidade de cura. Essa iniciativa está totalmente alinhada ao nosso propósito e aos nossos valores, que têm como base o cuidado com as pessoas e a preservação da vida”, afirmou.
Ao final da ação, Renata entregou certificados de agradecimento aos profissionais voluntários. “É uma honra para a Fundação Padre Albino sediar essa campanha. Agradecemos profundamente a cada um de vocês que dedicaram tempo, conhecimento e carinho para ajudar o próximo. Esse gesto não é para todos; continuem transformando vidas”, reforçou.
Câncer de pele no Brasil
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Entre os sinais de atenção estão histórico familiar da doença; sardas excessivas; feridas que não cicatrizam; mudanças em pintas, manchas ou verrugas e lesões avermelhadas persistentes.
A exposição ao sol sem proteção continua sendo o maior fator de risco, principalmente durante a infância e adolescência e pessoas de pele clara são mais vulneráveis. Por isso, o tema definido pela SBD neste ano, “Proteger a pele é proteger a saúde”, reforça a importância do uso diário de protetor solar, da busca por sombra e de cuidados contínuos para evitar a doença.
A FUNDAÇÃO
UNIDADES