Fundação Padre Albino Centro Universitário Padre Albino Medicina
Luiz Felicio Chaves 04/12/2025
O Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA certificou, em 3 de dezembro, 30 estudantes do 9º ano de cinco escolas públicas de Catanduva que participaram do projeto “Pele no Pote”. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, integra o programa de pré-iniciação científica da instituição e busca aproximar alunos da rede pública de práticas laboratoriais e conteúdos da área da saúde.
O projeto teve início em 2022, a partir do trabalho de conclusão de mestrado da docente do curso de Medicina da UNIFIPA/FAMECA, Dra. Bruna Somilio, e passou a funcionar como programa estruturado em 2025, com a colaboração do gestor do Laboratório de Patologia da Fundação Padre Albino, Mairto Geromel. Nesta edição participaram estudantes das escolas EMEF Prof. Nelson de Macedo Musa, EMEF Prof. Waldemar Aydar, EMEF Graciema Ramos da Silva, EMEF Darci Helena Delgado Januário e EMEF Arnaldo Zancaner.
A condução dos grupos contou com a atuação das professoras Bárbara Gomes Soares Curan, Juliana Gonçalves Martins da Silva, Luciana Penna Ruiz, Gislaine Miguelão de Araujo e Silvânia Guilherme de Morais. A parceria teve ainda apoio da Secretaria Municipal de Educação, com destaque para a colaboração da diretora de Educação, Celia Galbeiro e Elis Regina da Silva, diretora do Departamento Pedagógico. As atividades ocorreram no campus sede da UNIFIPA, entre agosto e novembro.
Ao longo do programa, os estudantes participaram de aulas práticas de microscopia, visitas aos laboratórios e atividades de compreensão das estruturas da epiderme e da derme. As turmas também foram acompanhadas por seis acadêmicos do curso de Medicina, que atuaram como assistentes estudantis: Lívia Braga Held, Ana Júlia Chiodini França, Letícia Napolitano Maziero, Ana Clara de Laurentiz Banzato, Laura Leal Perondi e Leonardo Corrêa Ferreira Manduca.
O cronograma foi dividido em cinco encontros. O primeiro, em 27 de agosto, incluiu acolhida, visita à biblioteca, introdução ao funcionamento do microscópio e organização das equipes, com sorteio das camadas da pele a serem estudadas. No segundo encontro, em 24 de setembro, os estudantes participaram de aula teórica e prática sobre as camadas da epiderme e da derme, seguida de atividade de microscopia.
No terceiro encontro, em 22 de outubro, os participantes montaram modelos de pele em potes transparentes utilizando doces coloridos, atividade realizada no refeitório da instituição. O quarto encontro, no dia 26 de novembro, foi dedicado às apresentações finais, com apoio dos estudantes da Medicina FAMECA. As apresentações ocorreram no campus sede da UNIFIPA, avaliadas por banca composta pela pró-reitora de Ensino, Profª Dra. Andreia de Haro Moreno, pela pró-reitora de Pesquisa, Profª Dra. Ana Paula Girol, e pela convidada Diana Mendonça, da Universidade de Aveiro de Portugal. Após as apresentações os alunos fizeram visita ao Museu da Patologia da instituição.
No quinto e último encontro, no dia 3 de dezembro, os estudantes participaram de cerimônia na sede da Secretaria Municipal de Educação, onde receberam certificados de conclusão. A entrega foi realizada pela Dra. Bruna Somilio e pelo gestor Mairto Geromel, com a presença da aluna do curso de Medicina da UNIFIPA/FAMECA, Lívia Braga Held e da secretária municipal de Educação, Profª Dra. Cláudia de Carvalho Cosmo.
A FUNDAÇÃO
UNIDADES