Fundação Padre Albino Recanto Monsenhor Albino Centro Universitário Padre Albino Pedagogia
Alan Gazola 24/11/2025

Ação aproxima os futuros professores de práticas pedagógicas humanizadas.
No feriado da Proclamação da República, alunos do curso de Pedagogia da Unifipa visitaram o Recanto Monsenhor Albino como parte do projeto de extensão “Vivências e Mediações Pedagógicas”. A ação teve como objetivo aproximar os futuros professores de práticas pedagógicas humanizadas e promover interações significativas com as pessoas idosas institucionalizadas.
Acompanhados pela coordenadora do curso, Maria Silvia Azarite Salomão, e pela docente Daniele Frigeri, os alunos desenvolveram atividades inspiradas na obra de Cora Coralina, envolvendo pinturas e sarau de poesias. O encontro proporcionou momentos de troca, sensibilidade e expressão artística entre estudantes e residentes.
Para a Profa. Daniele Frigeri, o projeto de extensão amplia a formação dos futuros docentes. “Essas vivências permitem ao aluno compreender a potência da arte, da escuta e da presença afetiva no processo educativo. Ao se conectarem com histórias de vida tão ricas de quem viveu parte da história local, eles aprendem a olhar para o outro com mais empatia e desenvolvem habilidades essenciais para sua prática enquanto professores e o diálogo entre gerações.”
Além atividade, o grupo também organizou ação solidária, arrecadando e doando kits de higiene pessoal, que serão entregues aos residentes durante as comemorações de final de ano no Recanto.
Silvia Moreno, gerente administrativa do Recanto Monsenhor Albino, agradeceu a iniciativa. “Ficamos gratos pela presença dos alunos e pelo apoio da coordenação. Nossos institucionalizados ficaram encantados e extremamente felizes com a ação. Foi lindo e comovente e já estão ansiosos pela próxima visita.”
Fotos/Divulgação
A FUNDAÇÃO
UNIDADES