Fundação Padre Albino Hospital Emílio Carlos Hospital Padre Albino
Alan Gazola 23/09/2025
De 18 a 20 de setembro, a cidade de Campos do Jordão sediou o XIX Congresso Paulista de Terapia Intensiva (COPATI), considerado tradicional no Estado de São Paulo para profissionais da área. Realizado pela Sociedade Paulista de Terapia Intensiva (SOPATI), o congresso teve como foco discussões sobre multidisciplinaridade, segurança do paciente, tecnologia, humanização e a necessidade de comunicação fluida entre esses elementos para se alcançar excelência na assistência intensiva.
A equipe multiprofissional dos hospitais da FPA foi representada pelo diretor médico Dr. Luís Fernando Colla; o médico intensivista e coordenador das UTIs, Dr. Jorge Luís Valiatti; as coordenadoras de Fisioterapia Izabela Martins e Flaviane Soares Afonso; a coordenadora de Reabilitação Keity Emiliene Guim, além de médicos residentes que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva da Fundação.
Para Keity, a participação no COPATI é fundamental para que se possa incorporar ao cotidiano clínico as inovações e boas práticas apresentadas, especialmente nos temas de humanização e tecnologia. “Essas reflexões nos ajudam a aprimorar os protocolos de reabilitação, garantindo que o paciente receba cuidados mais integrados, seguros e centrados em sua recuperação global”.
Durante os dias de congresso os participantes assistiram a palestras ministradas por especialistas nacionais e internacionais, participaram de simpósios satélites, cursos e sessões de trabalhos científicos. A experiência adquirida será aplicada nas unidades hospitalares da instituição, traduzindo-se em melhorias concretas para os pacientes em estado crítico, com foco em sua saúde integral e dignidade no tratamento. “O evento proporcionou, também, espaço de intercâmbio e atualização que beneficia diretamente a qualidade da assistência prestada nas UTIs, com reflexos positivos na recuperação dos pacientes, inclusive no que diz respeito aos processos de reabilitação física, motora e funcional”, ressaltou Keity.
Foto/Divulgação
A FUNDAÇÃO
UNIDADES