Fundação Padre Albino Hospital de Câncer de Catanduva Hospital Emílio Carlos Hospital Padre Albino Centro Universitário Padre Albino Enfermagem

Simpósio na Fundação Padre Albino discute avanços no cuidado com feridas

 Alan Gazola     22/09/2025

Evento destacou avanços no tratamento de feridas e contou com participação de especialistas da Unifipa, hospitais locais e da Famerp.

No último dia 19 de setembro foi realizado o 2º Simpósio de Curativos da Fundação Padre Albino, que reuniu acadêmicos, profissionais da saúde e especialistas para debater avanços e desafios no cuidado integral de pessoas com feridas.

O simpósio foi realizado em parceria com o curso de Enfermagem da Unifipa e os hospitais Padre Albino, Emílio Carlos e de Câncer de Catanduva e teve na programação participação da Profa. Dra. Nádia Polleti, da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), além de acadêmicos de enfermagem e da pós-graduação da instituição atuando como palestrantes convidados e trazendo contribuições científicas.

Entre os temas abordados destacaram-se limpeza terapêutica de feridas, laserterapia, novas diretrizes de tratamento e técnicas de desbridamento, atividades de suma importância no exercício da profissão de enfermagem. O professor Dr. João Cesar Jacon, responsável pelo simpósio, disse que “a correta higienização é a base do tratamento. Ela previne complicações e garante ambiente propício para a cicatrização, o que representa cuidado essencial para qualquer paciente com feridas. Procuramos apresentar tecnologias que, quando aplicadas de forma criteriosa, aceleram a regeneração tecidual e reduz a dor, sendo recurso importante para determinados casos clínicos”.

O encontro também apresentou as diretrizes de tratamento. “Estamos diante de protocolos mais modernos que unem evidências científicas e práticas clínicas. Essas diretrizes trazem mais segurança tanto para o profissional quanto para o paciente”, ressaltou Prof. Jacon.

Além das palestras, o simpósio teve caráter solidário: a inscrição foi feita mediante a doação de uma caixa de leite ao Hospital de Câncer de Catanduva.

Segundo a organização, todos os participantes receberam certificado e as vagas foram rapidamente preenchidas, confirmando o interesse crescente da comunidade acadêmica e dos profissionais da saúde em se atualizar sobre práticas inovadoras no tratamento de feridas.

Fotos: Comunicação FPA


Compartilhe: 

...